Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.
Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Como preparar polpa de tamarindo e sucos com a fruta

O tamarindo é uma fruta originalmente africana, mas bastante popular no Brasil. Acontece que nem todo mundo sabe como prepará-lo, então perdem a oportunidade de experimentar seu sabor. A polpa de tamarindo tem um processo especial para ser extraída e você vai aprender a como fazer, como armazenar e também para que pode ser usada.(fotos acima de autoria de Sila Moura)
Para que serve a polpa de tamarindo?
Depois que você extrai a polpa de tamarindo ela está pronta para servir de base a diversas receitas. Sejam pratos doces, salgados, suco de tamarindo e o que mais quiser experimentar.
Não é só pelo sabor que o tamarindo é uma fruta interessante. Além do uso culinário ele também possui propriedades medicinais, porque é muito nutritivo.
Entre seus benefícios à saúde estão as vitaminas A, B, C e E, também os minerais, como ferro, cálcio, potássio, ferro e manganês. Todos essenciais para ter uma boa saúde.
As vitaminas do tamarindo fornecem um efeito antioxidante às células, e as suas fibras agem em benefício do sistema gastrointestinal, do controle do açúcar e do colesterol. Também possui propriedades anti-inflamatórias e antiácidas.
Esses efeitos podem ser conseguidos através do caldo de tamarindo para uso culinário, mas também pode ser feito um chá ou compressa com suas folhas. Agora, você verá como extrair a polpa de tamarindo para fazer sucos e preparar deliciosos pratos.
Como fazer passo a passo
O tamarindo no pé tem formato de vagem, e a parte comestível está dentro: a polpa. Então, depois das vagens colhidas, siga dos seguintes passos:
1. Dentro de uma bacia, descasque todas as vagens. Basta pressioná-las para quebrarem. Vá separado todas as polpas em outra bacia.
2. Depois que estiver tudo descascado, coloque água fervente sobre todas as polpas, até cobri-las. Mexa um pouco para misturar.
3. Em seguida, tampe com um pano de prato limpo e deixe descansar por duas horas. Se fizer uma pequena quantidade pode deixar menos tempo descansando.
4. Passado o tempo, a polpa terá amolecido e deixado um caldo bem grosso. Então, com as mãos, você vai começar a esmagar as polpas para que solte o caroço que elas têm no meio.
5. Quando estiver tudo bem esmagado, passe o caldo por uma peneira. Vão sobrar os caroços que você pode descartar.
6. Depois de coada, sua polpa de tamarindo está pronta para ser usada nas receitas que desejar.
Dica para uma polpa mais grossa1. Se preferir uma polpa mais grossa, para ficar um extrato, é só não deixar tanto tempo de molho e não esmagá-las junto com a água.
2. Nesse caso você vai retirar as polpas da água e passá-las pela peneira separadamente. Assim obterá um extrato espesso.
Como congelar?
Você pode escolher extrair a polpa de tamarindo em uma grande quantidade para congelar e ser bem mais prático de usar. Para fazer isso é muito simples. Só vai precisar dividir a polpa em porções, mais ou menos de 100 ou 200 mililitros, conforme a quantidade usada nas receitas.
É melhor que faça porções menores do que muito grandes, pois não é recomendado descongelar e congelar novamente, podendo alterar sua textura.
Coloque as porções em potinhos ou saquinhos plásticos, ou mesmo potinhos de vidro e armazene no freezer por um mês.
Receitas de Sucos de Tamarindo1. Suco de tamarindo com morango
O morango é uma ótima opção de fruta, rica em vitaminas e minerais, que vai dar um leve toque ácido para o suco.
Ingredientes
Tamarindo: 150 gramas;
Morango: 10 unidades;
Laranja: suco de 2 unidades;
Gelo: a gosto.
Modo de preparo1. Lave bem os morangos, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Se achar que ficou muito grosso coloque mais gelo ou um pouco de água. Está pronto para beber.
2. Suco de tamarindo com maracujá
Precisando de um suco calmante e refrescante ao mesmo tempo? O maracujá é a fruta ideal para misturar com o tamarindo nesse caso.
Ingredientes
Tamarindo: 100 gramas;
Maracujá: 1 unidade;
Água gelada: 200 mililitros;
Gelo: a gosto;
Mel: a gosto.
Modo de preparo1. Retire a polpa do maracujá, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Se não se importar com o sabor azedinho, nem precisa adoçar.
3. Suco de tamarindo com laranja e gengibre
A laranja é a mãe das frutas para fazer suco, é claro que não poderia faltar. Combina perfeitamente com o tamarindo e o gengibre dá o toque especial de sabor.
Ingredientes
Tamarindo: polpa de 3 vagens;
Água: 800 mililitros;
Laranja: suco de 2 unidades;
Gengibre: 1 pedacinho pequeno;
Açúcar demerara: 5 colheres de sopa;
Gelo: a gosto.
Modo de preparo1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata muito bem. Se quiser pode coar, mas não é necessário. Está pronto para beber.
4. Suco de tamarindo com água de coco e hortelã
Pode fazer essa receita com água de coco de caixinha ou direto da fruta, que é ainda melhor. Muito refrescante!
Ingredientes
Água de coco: 200 mililitros;
Hortelã: 5 folhinhas;
Tamarindo: 200 gramas;
Gelo: a gosto.
Modo de preparo1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata muito bem. Está pronto para beber.
5. Suco de tamarindo com abacaxi
O abacaxi é uma fruta ácida e doce ao mesmo tempo, então adoçar vai ficar ao seu critério. Também não precisa coar, pois assim você consome as fibras da fruta.
Ingredientes
Abacaxi: 200 gramas;
Tamarindo: 200 gramas;
Água: 400 mililitros;
Gelo: a gosto.
Modo de preparo1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata muito bem. Se quiser pode coar, mas não é necessário. Está pronto para beber.
Benefícios do suco de tamarindo
O tamarindo é uma fruta muito rica em valor nutricional. Possui vitamina A, B, C e E, antioxidantes que melhoram o funcionamento das células, além de muitos minerais. Entre eles o cálcio, fundamental para os ossos e dentes, também ferro, potássio, manganês e fósforo.
Sem esquecer das fibras, que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e a prolongar a sensação de saciedade. Apenas não tome em exagero pois as fibras podem gerar um efeito laxante.
Outro benefício importante das fibras é que atuam no controle do açúcar e do colesterol no sangue. Portanto é uma boa pedida pra diabéticos, desde que não acrescentem açúcar ou outras frutas muito doces às receitas que preparar.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte da matéria, exceto fotos:
https://www.dicasonline.com/polpa-de-tamarindo/ e https://www.dicasonline.com/suco-de-tamarindo/

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores