Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.
Tecnologia do Blogger.

sábado, 28 de julho de 2018

Barraginhas artesanais urbanas de bambu

Essa é a técnica de plantar água da chuva nos quintais para colher sua água. Quem ensina é Luciano Cordoval, um dos grandes profissionais da Embrapa em Minas Gerais, profundo conhecedor do assunto. As barraginhas urbanas foram feitas na cidade de Bambui MG. 
--------------------------------------------------------------------------
As barraginhas urbanas são boas opções para quintais que tenham árvores frutíferas, em que serão aproveitados os escorrimentos dos telhados das casas e construções, e do próprio terreiro que não deixa de ser um telhado com uma inclinação suave natural, geralmente compactado, que escoa muita água por m2... e nas barraginhas de bambu ou de pedras, coloca-se uma tira de plástico por dentro da cerquinha, para não deixar a terra ir embora por entre as varas que formam a ancoragem da terra...
Também evitam que a água de dentro dos lotes vá para a rua escoar e fazer enchentes nas cidades...Também é um tipo de educação ambiental, as pessoas passam a amar as coisas naturais a partir de seu quintal, de seu "CASE", e dai passam a enxergar outras atividades ambientais/sociais etc...é uma teia... "

Primeira barraginha urbana:
Fantástico o que ocorreu em Bambui: Dona Terezinha vizinha de minha mãe, no Carnaval encontrando comigo, disse que queria fazer uma barraginha. Fui checar, e não dava para fazer com máquina, pois mesmo sendo um quintal grande, é cheio de fruteiras e não permite as manobras da máquina.
Então disse que daria para fazer uma artesanal, de bambú por exemplo, abundante em seu quintal...orientei, virei as costas e ela fez. Agora voltando lá, ela estava ansiosa para me mostrar... mais ansiosa está porque já tem uns meses e não voltou a chover para testá-la.
Mas ficou maravilhoso, muito acima de minhas expectativas. Ela contratou um jovem muito caprichoso... fotografei bastante, ainda circulará em nossos álbuns...(Por Luciano Cordoval)
Mas quem se empolgou mais fui eu, porque filmando e fotografando, eles foram me contagiando e vice-versa... Isto foi a dois dias... hoje perdi o sono, e às seis já estava na porta de sua casa para propôr fazermos mais uma, porque eu queria fotografar os passos para nossos futuros treinamentos. Seu marido, senhor Ernane (na foto acima ao fundo), disse que queria fazer uma de pedras, e que interligaria a primeira mais acima com as inferiores, passando água excedente de uma às outras...
Foi maravilhoso, ela convidava amigos para irem lá ver enquanto construíamos a segunda e a terceira barraginhas urbanas - as primeiras artesanais, e principalmente, feitas por uma mulher/barrageira. Eles estão totalmente envolvidos e encantados, é um casal de 75 a 80 anos e estão em lua de mel..."
Construção de uma barraginha urbana!
Nesta foto, o detalhe da feitura da cerca de bambu para conter a terra.
Primeiro passo, construir a contenção: esta cerca, que pode ser assim de bambu, ou de varas tiradas no mato, ou de pedras, o que for mais disponível no local...
"Segundo passo, colocar uma tira de lona de plástico comum ou sombrite furadinho, amarrado na borda superior, com o objetivo de conter a terra..."
Terceiro passo: "Aí encosta-se a terra na cerca, formando a rampa da barraginha.
Levando 1,5 hora cada barraginha, este moço, que é técnico Agrícola, fez agora na semana santa de 2007. Já gerei expectativas nele, se quer ir dar treinamentos no Piauí e Ceará, para estrear sua primeira viagem aérea... Esperamos muitas viagens ainda deste jovem que ainda faz bicos em quintais...
A terra é trazida de carrinho e tirada ao lado, porque se tirar de dentro, estaremos agredindo as raízes capilares superficiais...que são muito importantes..."
O resultado final podemos ver em algumas fotos abaixo: 
Barraginhas em quintal de Bambuí/MG, sangrando seus excedentes em chuvas intensas
Barraginha em latossolo vermelho sobre vegetação de Cerrado de Bambui MG
Barraginha dentro da cidade de Bambui
------------------------------------------------------------
O Luciano Cordoval é um especialista em Barraginhas, técnica da Embrapa e tem muito a ensinar e temos muito que aprender com ele. Seu facebook é:https://www.facebook.com/lucianocordoval.barros

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores