Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.
Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

A Jabuticaba Branca e seus 12 benefícios para a saúde

De origem mineira, é uma planta muito rara encontrada na Mata Atlântica do Vale do Rio Doce e da Zona da Mata de Minas.
JABUTICABA BRANCA (Myrciaria aureana); quando madura, é de cor amarelo-esverdeada. É uma espécie rara, endêmica da região da Mata Atlântica e que, infelizmente, está ameaçada de extinção. É uma fruta tipicamente brasileira, contém vitaminas, fibras e sais minerais. É uma pequena árvore que atinge no máximo de 3 a 5 metros de altura, e só ocorre em uma pequena faixa da Mata Atlântica, no Rio de Janeiro, e nos vales da Serra da Mantiqueira, tanto em São Paulo quanto em Minas Gerais.
Sua fruta é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro, fósforo e cálcio. Antigamente era utilizada no tratamento de asma e tuberculose, sendo a água obtida da fervura de suas folhas e frutos utilizada em gargarejos por seresteiros.
Também conhecida pelo seu nome indígena, ibatinga, que significa “fruta branca”, ou também por jabuticaba-verde e jabuticabatinga.
Por ser verde mesmo quando está madura é conhecida como a jabuticaba que nunca amadurece; possui polpa macia, aquosa e adocicada. A melhor forma de saber se o fruto está apto para ser consumido é observando sua superfície. Se a casca estiver levemente aveludada, ela pode ser colhida sem receio. Pode ser consumida ao natural ou utilizada em geleias, licores, tortas, vinhos, doces e sorvetes. (Este texto acima se credita a pesquisadora Paula Louredo, Graduada em Biologia). 

Coube ao estudioso João Rodrigues de Mattos o privilégio de esclarecer muitas dúvidas a respeito da mesma e descrevê-la botanicamente. Em 1962, ele estudou uma jabuticabeira nos pomares da ESALQ com uma placa de identificação onde se lia “nome científico: Gomidesia reticulata - nome popular: jaboticaba branca”. Descobriu que correspondia exatamente à espécie colhida por Auguste Glaziou, em Sete Pontes e Barreto (hoje Niterói) e rebatizada de Myrciaria phitrantha por não se tratar de uma eugênia.
Finalmente, em 1976, Mattos descreveu uma jabuticabeira bem semelhante à anterior, só que de porte menor e de folhas mais estreitas e um tanto mais curtas. Os frutos por ele observados eram sempre verdes (ou brancos), mesmo quando completamente maduros. O material estudado foi colhido em 1963 por Áurea Bordo, funcionária do Instituto de Botânica. Em homenagem à coletora, criou o epíteto de Myrciaria aureana, hoje reconhecida como a “verdadeira jabuticaba-branca”.
A origem da jabuticaba-branca por muitos anos permaneceu um mistério. Mattos informou que era de “procedência ignorada, cultivada em São Paulo”. Foi somente em 2007, graças aos esforços de Harri Lorenzi (Instituto Plantarum) e colaboradores, que se soube que M. aureana é uma planta muito rara na Mata Atlântica, encontrada ao longo do Rio Doce e na Zona da Mata mineira.
Fotos acima de Igor Messias - Fonte dessa informação: http://mudasdefrutiferas.com.br/index.php?route=product/product&product_id=98
12 benefícios da Jabuticaba Branca para a Saúde
 Os Benefícios da Jabuticaba Branca Para Saúde são diversos, pois, ele possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. Além disso, a Jabuticaba Branca também conhecida pelo seu nome indígena, ibatinga, que significa “fruta branca”, ou por jabuticaba-verde e jabuticabatinga, a Jabuticaba Branca (Myrciaria aureana) é uma espécie que está ameaçada de extinção. Por ser verde quando madura é conhecida como a fruta que nunca amadurece; possui polpa macia, aquosa e ácida, porém adocicada. Por ser uma fruta que, quando madura, ainda está verde, a melhor forma de saber se o fruto está apto para ser consumido é observando sua superfície. Se a casca estiver levemente aveludada, ela pode ser colhida sem receio.
Jabuticaba Branca é uma fruta que é baixa em gordura, pobre em calorias e pobre em carboidratos. Jabuticaba Branca é uma rica em Vitamina C e também contém outras vitaminas, como a Vitamina E, Tiamina, Niacina, Riboflavina e ácido fólico. minerais como Cálcio, Potássio, Magnésio, Ferro, Fósforo, Cobre, Manganês e Zinco. Além de vitaminas e minerais, Jabuticaba Branca também é uma boa fonte de vários aminoácidos, ácidos gordos e muitos antioxidantes potentes que possuem propriedades anti-cancro e Anti-inflamatórios.
Estudos revelam que a casca da Jabuticaba Branca é uma alta fonte de fibra alimentar e compostos fenólicos (antocianinas) que têm propriedades antioxidantes. Jabuticaba Branca, juntamente com seus frutos família Myrtaceae tem alto teor de elagitaninos. A Casca da Jabuticaba Branca tem um dos maiores teores de ácido elágico. Antocianinas aumenta com a maturação do fruto. A Jabuticaba Branca Sendo uma excelente fonte de vários nutrientes importantes. Então, vamos conferi Os 12 Benefícios da Benefícios da Jabuticaba Branca Para Para Saúde.
Benefícios da Jabuticaba Branca Para Mulheres Gestantes: Antigamente, A Jabuticaba Branca foi dado a mulheres grávidas por causa das altas quantidades de ferro nela. Este fruto é também uma boa fonte de ácido fólico, que desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento do bebé.
Benefícios da Jabuticaba Branca Para o Cabelo: Os nutrientes da Jabuticaba Branca promover o crescimento saudável e brilhante do cabelo e são também úteis na prevenção da Perda de cabelo. Várias produtos para o cabelo feito com extrato de Jabuticaba Branca estão disponíveis no mercado.
Benefícios da Jabuticaba Branca Para Pele: A Jabuticaba Branca tem um dos melhores e mais poderoso antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce e também a prevenção da ocorrência de sinais de envelhecimento, como manchas escuras, rugas e linhas finas. Esta fruta exótica tem nutrientes importantes, especialmente em sua casca que foi provada ser muito benefica para a pele. Estudos descobriram que Jabuticaba Branca ajuda no rejuvenescimento e hidratação a pele.
Além disso, incentiva a produção de colágeno, que ajuda a aumentar a elasticidade e flexibilidade da pele. A polpa desta fruta contém vitamina B3 (niacinamida), que suporta o funcionamento de enzimas que promovem o crescimento celular. Também tem desintoxicante e propriedades anti-microbianas e, consequentemente, é utilizado no Tratamento da Acne.
Benefícios da Jabuticaba Branca Para Perda de Peso: Jabuticaba Branca é uma boa adição na dieta para a perda de peso, pois é pobre em gordura e calorias. Além disso, a pele é uma rica fonte de fibra dietética que controla o apetite e impede que você comer demais por manter-se completa por um longo período de tempo.
Benefícios da Jabuticaba Branca Para a Digestão: O alto teor de fibra na Jabuticaba Branca ajuda a fazer seus movimentos intestinais regulares e na prevenção da constipação. Os nutrientes da Jabuticaba ajuda na digestão e também na limpeza e desintoxicação do intestino.
Benefícios da Jabuticaba Branca Como Anti-Cancerígenas: Jabuticaba Branca é muito popular por seus poderosos efeitos antioxidantes, devido à presença de compostos fenólicos, como as antocianinas e muitos outros. As antocianinas, que agem como antioxidantes potentes também possuem anti-inflamatória, com propriedades anti-câncer. Estes antioxidantes ajudam no combate aos radicais livres que são responsáveis por causar danos às células e mutações no DNA.
Benefícios da Jabuticaba Branca Para a Diabetes: De acordo com estudos realizados em ratos, a casca da Jabuticaba Branca é eficaz na redução dos níveis de glicose no sangue e, consequentemente, o seu consumo regular pode ser útil na prevenção da diabetes de tipo 2. Uma vez que um baixo teor calórico e com muita fibra alimentar, é uma adição saudável na dieta de pessoas com diabetes. Estudos com animais também descobriram propriedades anti-obesidade da casca da Jabuticaba Branca.
Benefícios da Jabuticaba Branca Para Aliviar Artrite: Devido às suas potentes propriedades anti-inflamatórias, Jabuticaba Branca é útil para aliviar a artrite e outras doenças relacionadas com a inflamação.
Benefícios da Jabuticaba Branca Para Ossos e Dentes Fortes: Os altos níveis de Cálcio, Potássio e Magnésio da Jabuticaba Branca é benéfica para os ossos e dentes. Estes minerais ajudam no fortalecimento seus ossos e na prevenção de doenças como a osteoporose.
Benefícios da Jabuticaba Branca Para Mulheres Grávidas: Antigamente, A Jabuticaba Branca foi dado a mulheres grávidas por causa das altas quantidades de ferro nela. Este fruto é também uma boa fonte de ácido fólico, que desempenha um papel importante no crescimento e desenvolvimento do bebé.
Benefícios da Jabuticaba Branca Para o Coração: Verificou-se que dietas ricas em antocianinas ou polifenóis pode reduzir os riscos de doenças cardiovasculares através da regulação do metabolismo lipídico. Um estudo realizado em ratos obesos confirmou que tais dietas ajudam na redução do colesterol total e triglicérides e também no aumento do colesterol bom (HDL). Casca Jabuticaba Branca é uma rica fonte de fibra dietética que é capaz de reduzir os níveis de LDL e colesterol total.
Benefícios da Jabuticaba Branca Para Alivia Artrite: Devido às suas potentes propriedades anti-inflamatórias, Jabuticaba Branca é útil para aliviar a artrite e outras doenças relacionadas com a inflamação.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores