Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.
Tecnologia do Blogger.

sábado, 21 de outubro de 2017

Pata-de-elefante: planta ornamental que sobrevive a estiagem

Quem vê uma pata-de-elefante pela primeira vez logo percebe de onde vem seu nome popular. Quase sem bifurcações, o tronco é largo na base, na altura do solo, e vai afinando verticalmente. As folhas surgem no alto da árvore, como um chafariz verde, escondendo a maior parte do tronco e dando um aspecto ainda mais exótico ao conjunto. A casca rugosa e cheia de estrias tem a cor e a textura da pele dos paquidermes, de forma que, para ser idêntica a um elefante, só falta à planta uma tromba.
Pata-de-elefante é um arbusto e pode chegar a 5 metros de alturaO curioso tronco da pata-de-elefante (Beaucarnea recurvata) tem a mesma função das folhas gordinhas das suculentas e do caule dilatado dos cactos: serve para armazenar água em períodos de estiagem. Essa "sacada" evolutiva da árvore é uma resposta a seu agreste habitat natural, já que ela é nativa dos estados de Veracruz, Tamaulipas e San Luis Potosí, na região nordeste do México, fronteira com os Estados Unidos, onde as chuvas são escassas e o sol, abrasador.
Apesar de parecer uma palmeira, a pata-de-elefante é considerada um arbusto ou arvoreta, que pode alcançar cerca de 5 metros de altura quando adulto. As plantas mais velhas produzem pequenas flores brancas, agrupadas numa haste fina e discreta que surge, geralmente no outono, no alto da copa.
Como preparar a terra e como são as regas da pata-de-elefante
Devido a seu lento crescimento, a pata-de-elefante é muito adotada como planta de vaso, cultivada no sol plenoou a meia-sombra, decorando pátios, sacadas e varandas. Se quiser aditar uma ainda jovem, prepare o solo com partes iguais de terra e composto orgânico, misture bem e cuide para não enterrar demais o tronco — isso atrai fungos que podem matar a planta. Mantenha o vaso em ambiente arejado, e molhe pouco, esperando a terra secar entre uma rega e outra. Pois é, ao contrário dos elefantes, sua planta não gosta nenhum pouco de ficar na lama.
Foto:http://flores.culturamix.com/flores/naturais/pata-de-elefante-planta-ornamental-que-sobrevive-a-estiagem
A Pata-de-Elefante no Paisagismo
A planta Pata-de-Elefante é bastante famosa no segmento de paisagismo, essa planta é capaz de criar pontos de destaque no seu jardim. Exatamente por isso quem gosta de jardins mais decorativos opta por essa bela planta arbustiva.
O mais interessante é que no paisagismo a Pata-de-Elefante vai bem cultivada sozinha ou mesmo num grupo com outras plantas. Uma planta que fica perfeita em jardins mais esculturais com estilo desértico ou mesmo com um visual mais tropical. Devido ao fato de crescer bem lentamente essa planta pode ser cultivada envasada.
Fontes das informações
http://minhasplantas.com.br/plantas/pata-de-elefante/
http://flores.culturamix.com/flores/naturais/pata-de-elefante-planta-ornamental-que-sobrevive-a-estiagem
(Nota: a primeira foto tem autoria e fonte desconhecida por nós. Foi enviada por um internauta. Caso o autor se identifique, favor nos procurar para a inserção dos créditos autorais da imagem)

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores