Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.
Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Conheça a NOZ, o fruto da Nogueira e suas propriedades.


Um fruto de casca rija, em botânica, é um fruto seco com apenas uma semente (raramente duas) no qual a parede do ovário ou parte dela torna-se muito dura na maturidade. A maioria dos frutos de casca rija vem dos pistilos com ovários inferiores (veja flor) e não abrem na maturidade.
Exemplos de frutos de casca rija verdadeiras são os frutos dos carvalhos (bolotas), das avelaneiras, das faias, das castanheiras, das nogueiras e a castanha-de-caju.
Culinária
"Fruto de casca rija", em culinária, são uma categoria muito menos restritiva do que nozes na botânica, o termo é normalmente mal aplicado a muitas sementes que não são nozes verdadeiras. Qualquer semente grande, oleaginosa, com casca dura e usada como alimento pode ser considerada como uma noz. Porque as nozes têm geralmente um índice elevado do óleo, são um alimento e uma fonte de energia altamente apreciada. Um grande número sementes são comestíveis por seres humanos e são usadas na arte culinária, comidas cruas, germinadas ou torradas, como um aperitivo ou em doçaria, ou ainda espremidas para lhe extrair o óleo que é usado na culinária e em cosméticos.
A maioria dos tipos de bolotas são amargas demais para se comer (a menos que sejam lixiviadas), por causa dos taninos. Apesar dessa desvantagem, a bolota é um alimento importante em várias regiões.
Bolo de caramelo com cobertura de NOZ.
A receita você pode encontrar no link:https://www.perfeita.net/bolo-de-caramelo-com-cobertura-de-noz/
Alimento
Uma espécie relacionada, a Aesculus californica, era ingerido anteriormente pelos índios americanos da Califórnia nas épocas de escassez.
Frutos de casca rija são uma fonte nutritiva e significativa para a vida selvagem. Isto é particularmente verdade em locais de clima temperado onde animais como gaios e esquilos armazenam bolotas e outras nozes durante o outono para se preparem para a falta de comida durante o inverno até a chegada da primavera.
Reprodução
Frutos de casca rija de clima temperado são provenientes de árvores da ordem Fagales, geralmente polinizadas pelo vento: a bolota (a semente do carvalho);o fruto da faia;a avelã;
a noz pecã; a noz da nogueira.
Nozes "não verdadeiras"
Algumas "nozes" que não são verdadeiras no sentido botânico: as amêndoas, em que a parte comestível é a semente de uma drupa (fruto carnoso, com apenas uma semente); a avelã chilena (Gevuina); as castanhas-do-pará são sementes de uma cápsula
o coco é um drupa; a castanha-da-índia (não é comestível, é uma cápsula); o amendoim é na verdade um grão, o fruto e sementes de um legume; a noz macadâmia de origem australiana; o pinhão é a semente de várias espécies de pinheiro (coníferas).
A castanha-da-índia (Aesculus hippocastanum), além de comestível, é também usada em um velho jogo de crianças, no qual uma noz é enfiada em um cabo forte e então cada criança tenta quebrar a do seu oponente batendo-lhe com a sua.
Valor Nutricional
As nozes, apesar do sabor agradável, por muito tempo foram consideradas inconvenientes para alimentação humana por serem ricas em gordura. Entretanto algumas dessas oleaginosas, trazem um grande benefício para a saúde pois ajudam a controlar o colesterol ruim e por consequência ajudam a proteger o coração.
Composição química
Cada 100 gramas de noz contém:
Calorias - 572 kcal [9][14]
Tamanho - 1,2 cm
Vitamina A - 2g
Vitamina B1 (Tiamina) - 0 mcg
Vitamina B2 - 0,9 mcg
Fósforo - 380 mg
Cálcio - 90 mg
Sódio - 2 mg
Magnésio - 3,4 mg

Fonte da informação: Wikipédia
As fotos foram extraídas do Google, sem autoria identificada. Caso os autores se identifique, basta entrar em contado solicitando a inserção dos créditos nas imagens que será feito de imediato.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores