Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.
Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Chá de Cordão de Frade - Conheça seus benefícios!

Com origem da África Tropical, o cordão de frade ou cordão de São Francisco é uma planta da família da menta que é cheia de propriedades benéficas para a saúde física e mental. No Brasil, essa planta é encontrada em quase todas as regiões, exceto o Sul por ser muito frio e a condição climática não é favorável. Existem várias formas de se usar essa planta, embora a mais conhecida seja a infusão.
Sua produção é anual e se dá por sementes. A altura da planta varia entre 30 cm a 90 centímetros. Suas folhas são macias e perfumadas e se parecem com bolas de espinhos, a cor que predomina é a laranja.
A erva é bastante conhecida por suas propriedades terapêuticas e curadoras. Os problemas respiratórios são o destaque entre seus benefícios, ou seja, quem sofre de asma, bronquite ou outras doenças desse trato podem investir no cordão de frade. Outro ponto a se destacar sobre o uso dessa planta é que ela ajuda crianças que saíram recentemente de quadros de doenças debilitantes a recuperar a taxa de glóbulos vermelhos e dá resistência.
NOME CIENTÍFICO: Leonotis nepetaefolia (L.) W.T. Aiton
FAMÍLIA BOTÂNICA: Lamiaceae.
NOMES POPULARES: Catinga-de-mulata, cauda-de-leão, coração-de-frade, cordão-de-frade-pequeno, cordão-de-frade-verdadeiro, cordão-de-são-francisco, corindiba, leonuro, pau-de-praga, rubim, rubim-de-bola, tolonga.

Suas propriedades:
São ótimas para quem sofre de problemas nos rins;
Aliviam os gases e é recomendada para dores abdominais;
Ajudam a aliviar a circulação do sangue e desincha o pé depois de um longo dia.
Além de todos os seus benefícios medicinais, a planta pode ser usada também como um condimento na cozinha. Suas folhas podem ser usadas tanto em saladas como em molhos.
Demais casos que podem ser tratados pelo chá:
Fraqueza
Reumatismo
Gases
Cistite
Ácido úrico
Febre
Dor no abdômen
Problemas no estômago
Malária
Nevralgia
Espasmos
Preparando o chá de cordão de frade
O chá da erva cordão de frade é muito simples de ser feito. Para isso, compre as folhas naturais ou trituradas em uma lojinha de produtos naturais. Comece colocando duas colheres de sopa das folhas trituradas em um litro de água e leve ao fogo. Espere o líquido começar a ferver e desligue o fogão. Tampe a panela e deixe em infusão por dez minutos, mais ou menos. Passado esse tempo de descanso, coe e beba duas ou três xícaras da bebida ao dia. Geralmente as folhas do cordão de frade são saborosas e o chá não necessita de ser adoçado, contudo, se preferir, coloque um pouco de mel natural ou açúcar mascavo. Evite o açúcar cristalizado (branquinho), pois ele tende a cortar os efeitos benéficos do chá.
Curiosidades
Para quem é fã de testar novos ingredientes na salada, o cordão de frade é uma ótima opção. Suas folhas têm um gostinho bem peculiar e deixará o prato muito mais especial.
Não só os problemas físicos podem ser tratados com o cordão de frade. Adultos que sofrem de problemas psicológicos no âmbito das capacidades pessoais e profissionais devem fazer uso dessa planta, pois ela ajuda a acalmar e dar mais coragem para realizar as tarefas do dia.
Fontes extraídas dos link:https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-cordao-de-frade-para-que-serve/ - https://www.beneficiosdasplantas.com.br/cordao-de-frade/
As duas primeiras fotos foram extraídas de:http://www.remediosdavovo.com.br/2015/03/cordao-de-frade.html 
 A terceira é autoria de Nicodemos Rosa

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores