Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.
Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 6 de março de 2017

Conheça o Mulungu

A Erythrina velutina conhecida como Mulungu. É uma árvore muito bonita, as suas flores têm uma cor parecida com a do coral laranja e são muito ornamental. A mulungu é conhecida como uma das mais poderosas plantas de crescimento espontâneo, sendo muito utilizada como sombreamento de culturas plantadas.
No Brasil ocorre nos estados do Acre, Rondônia, Maranhão, Mato Grosso, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Efeitos
No Brasil o mulungu é usado há muito como sedativo natural. Diz-se que a erva consegue estabilizar o sistema nervoso central. Em tempos de stress é usada para equilibrar e acalmar os nervos. É também usada como antioxidante; para tonificar, equilibrar e fortalecer o fígado. O uso do mulungu pode influenciar positivamente a regulação dos ritmos cardíacos. Também pode ajudar a reduzir a tensão arterial. As substâncias químicas existentes no mulungu têm sido estudadas extensivamente. Estas englobam grandes quantidades de flavonóides, triterpenos, e alcalóides.
Dois estudos indicam ainda que um destes alcalóides, a erisodina, pode ser útil como droga antinicotina, pois foi demonstrado que esta actua como antagonista competitivo e bloqueia os receptores de nicotina.
O principal remédio natural vendido no mundo inteiro hoje em dia contra o stress e a ansiedade, e como sedativo em geral, é a kava kava. Esta planta, todavia, tem sido sujeita a relatórios negativos nos últimos anos a respeito de possíveis contra efeitos no fígado. Como o mulungu tem os mesmos efeitos calmantes e reguladores do stress (se não melhores), e tem um efeito positivo no fígado, é indicado como o novo substituto da kava kava.
Uso
Cerca de meia chávena de uma decocção normal da raiz (por dia) deve ser suficiente e seguro.
Uma decocção é normalmente feita com 1 colher de chá de erva em pó ou com 2 colheres de chá de erva cortada por cada 250 ml de água a ferver. Depois cobre-se a panela ou reduz-se a chama ao mínimo, para que a mistura ferva lentamente durante 20 minutos. Após isto deixa-se arrefecer, coa-se, e consome-se.
Aviso
• O mulungu é um sedativo e pode causar sonolência.
• Na medicina tradicional a planta é usada para baixar a pressão arterial. Estudos clínicos com animais constataram efeitos hipotensivos. Recomenda-se, pois, para quem tomar medicamentos para reduzir a pressão arterial (ou se tiver a tensão baixa), o uso do mulungu com a devida precaução e o monitoramento regular da tensão.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores