Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Como fazer bonsai passo a passo

O bonsai como você provavelmente sabe é aquela árvore em miniatura cultivada pelos japoneses e que é, além de uma linda planta decorativa, uma arte que demanda paciência e tempo para que a planta fique como se deseja.

Cultivar um bonsai é no fim uma espécie de terapia anti-stress, já que é uma atividade cuidadosa e delicada, embora não precise de muito tempo. Se você está interesado em fazer o seu próprio bonsai, primeiro saiba que irá levar muito tempo até obter o resultado que espera, mas não desanime!

Nós vamos agora te ensinar como fazer um bonsai passo a passo para você começar a cultivar o seu em casa.
Bonsai – Como Fazer Passo a Passo

Para começar, você precisa escolher que tipo de muda usará para fazer o bonsai. Tecnicamente podem ser usada qualquer planta, mas algumas são mais indicadas, como a mini-romã, o pinheiro-japonês e ficus. Você pode plantar desde a semente mas em geral a melhor idéia é comprar uma muda em um viveiro. Escolha uma com um tamanho em média de 15cm.

O vaso para bonsai em geral é largo e raso como uma bandeja, e esse tamanho é de propósito pois o vaso limita o tamanho do crescimento das raízes do bonsai, o que naturalmente limita seu tamanho. Lembre-se que o vaso precisa ter furo para drenagem.

Depois de escolhida a muda e o vaso, é hora de plantar. Você naturalmente precisará de alguns itens, como substrato, pedrinhas, um pedaço de arame e uma tesoura de poda, além é claro do vaso escolhido e da planta.

Como o vaso deve ser baixo, comece passando pelo furo para drenagem o arame, passando uma ponta em cada furo de modo que fiquem duas pontas para dentro do vaso.

Coloque um pouco das pedrinhas no fundo, pois elas ajudarão na drenagem, impedindo os drenos de entupirem.

Retire a muda do vaso onde estava e tire toda a terra das raízes, então corte uma parte das raízes (até 1/3), o que fará com que a planta fique mais saudável e permitirá o crescimento de novas raízes, fazendo com que ela se desenvolva melhor.

Coloque ela no novo vaso, ajeite as raízes e prenda a muda com o arame para que fique firme (o arame será retirado depois que a planta estiver presa naturalmente). Então coloque o substrato até chegar à altura da borda do vaso.

Depois disso, regue o bonsai moderadamente e então é necessário ter alguns cuidados para que ele se torne um verdadeiro bonsai:

A rega deve ser a cada um ou dois dias em média, podendo ser de até duas vezes ao dia em dias quentes. Nunca deixe a terra encharcada, o ideal é ficar úmida. Como o espaço que contém o substrato é limitado e pequeno é necessário adubar o bonsai, mas prefira adubos orgânicos no começo, já que você não terá muita prática no cultivo e adubos químicos poderiam matar ou prejudicar o bonsai.

A troca de vaso deve ocorrer em média a cada 2 anos, quando então você deverá repetir os passos ensinados aqui. As podas, que são um fator importante, devem ocorrer com frequência para que ele fique com a forma desejada. Deixe apenas galhos essenciais que seriam os galhos principais de uma árvore grande.

Como qualquer planta o bonsai precisa de iluminação, à qual deve ser exposto várias horas por dia, dependendo da espécie da planta.

Com essas dicas você começará a entrar no belo mundo do cultivo de bonsais e em alguns anos terá uma miniatura perfeita de árvore na sua casa!

Veja ainda um vídeo que dá noções básicas de como fazer o bonsai:https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=AfBKvaulkyI

Fonte:http://www.decoratividade.net/jardim/como-fazer-bonsai-passo-a-passo/

Um comentário:

  1. Sou apaixonada por Bonsais! Fica aqui mais dica pra eu aprender como lidar com essa planta!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores