Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Exemplo a seguir: conheça a cidade onde todo morador tem uma horta

Les Avanchets, Genebra, Suíça. Este é o endereço dos sonhos de qualquer hortelão urbano, de acordo com o fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand. Ele postou em seu site foto da cidade europeia, onde praticamente todas as casas possuem uma horta urbana.

A ideia é que cada morador cultive, no próprio jardim, as frutas e verduras que mais gosta, mas não restrinja a dieta de sua família apenas a elas. Por lá, todos têm a cultura de trocar alimentos orgânicos com os vizinhos, ampliando as possibilidades de alimentação(saudável!) e estimulando a integração social. É ou não é uma boa ideia? 

A prática já existe em Les Avanchets há anos e, segundo Arthus-Bertrand, é herança da Primeira Guerra Mundial. Após o fim dos conflitos, no século 20, o governo da Suíça, entre outros países da Europa, deu aos trabalhadores alguns loteamentos de terra, para que tivessem a oportunidade de reconstruir suas vidas, e assim teve início a cultura da agricultura urbana no país.

Séculos depois, a Suíça já soma mais de 50 mil hectares de hortas urbanas em seu território e tem o conceito de jardinagem comunitária cada vez mais forte entre seus moradores. Que tal também lançar a moda na sua rua? De pouquinho em pouquinho, você pode ajudar a criar mais uma cidade como Les Avanchets – dessa vez, no Brasil.

Foto: Yann Arthus-Bertrand/Divulgação
http://www.thegreenestpost.com/conheca-a-cidade-onde-todo-morador-tem-uma-horta/

Um comentário:

  1. Uma horta serve alimento fresquinho à mesa; se cultiva também a paciência, o dia.a.dia com a rega e os cuidados, a contemplação do que se colhe. Uma horta serve como terapia da alma; é uma oração ao Deus mais vivo e verdadeiro que existe, que é a natureza e sua matéria. Não tenho a menor dúvida de que pessoas que cultivam em hortas são potencialmente mais pacíficas e generosas. Imagine como é o inconsciente coletivo dessa comunidade que transformou os horrores de uma guerra com todos os custos implicados, em uma coisa tão simples, natural, saudável, barata... ao contrário de uma guerra, uma coisa tão essencial... por isso, quando consumimos coisas supérfluas, sofisticadas e caras estamos trilhando o caminho para a guerra. Essa cidade é o exemplo mais concreto de modelo de futuro, porque chegará o dia em que as pessoas terão de comer o próprio dinheiro para sobreviver nesse modelo vigente de desenvolvimento. Não temos o que comemorar. Ou voltamos às origens ou não sobreviveremos.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores