Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Marmelo não é apenas para fazer marmelada. Tem propriedades medicinais. Conheça:


Fotografia de Pixabay

O marmeleiro (Cydonia oblonga), é uma pequena árvore, único membro do género Cydonia, da família Rosaceae, cujos frutos são chamados marmelos. É originário das regiões mais amenas da Ásia Menor e Sudeste da Europa. Também é conhecido pelos nomes de marmeleiro-da-europa, marmelo e pereira-do-japão.

Usos
Em Portugal é um fruto que não é normalmente consumido cru, mas cozido, geralmente fazendo-se marmelada. Também se consome assado. No Brasil, é consumido quase que exclusivamente na forma industrializada, para produção de marmelada, e os frutos, tendo em vista a pequena produção local para a indústria, são importados do Uruguai e Argentina. Mas, atualmente a Capital do Doce de Marmelo quase artesanal é em São João do Paraíso (Minas Gerais), o doce já sai fabricado de São João do Paraíso "artesanalmente".

Benefícios e propriedades
O marmelo possui propriedades antioxidantes, além de ser rico em cálcio, fibras e ferro. Pode ser usado de forma eficaz contra 21 tipos de bactérias, e suas folhas podem ser usadas para o tratamento da dispepsia e da sinusite. A fruta, quando ainda verde, pode ser usada de forma eficaz no alívio das infestações de vermes intestinais e rotavírus. Ela atua ainda inibindo a aderência das bactérias na parede do intestino, evitando dessa forma infecções e danos mais graves.

A sua folha amarga, na forma de suco, misturada com mel, pode ser usada para aliviar a febre e o catarro, e com a adição de pimenta preta, pode ser eficaz no tratamento de icterícia. Suas folhas são eficazes ainda na diminuição dos níveis de glicose no sangue, auxiliando no controle do diabetes. Pode ser usada ainda na redução do colesterol e dos níveis de triglicérides, além do tratamento de aftas, males das gengivas e dores de garganta.

O fruto é ainda um excelente diurético e por conter vitamina C em grandes quantidades, pode ser usado para fortalecimento do sistema imunológico e no combate às gripes, constipações e resfriados. Por ser pobre em calorias e por evitar a retenção de líquidos, pode ser auxiliar na perda de peso em dietas de emagrecimento.

As sementes podem ser utilizadas como antidiarréico. Do marmeleiro também se extrai a vara de marmelo, instrumento de punição bastante usado no passado, e ainda em uso em algumas localidades.

Modo de usar:
- chá das folhas: diarreia, cólica, convalescênça.
- cataplasma das folhas trituradas: edema traumático, nevralgia facial, fissura na pele, queimadura.
- fruto: marmelada, geleia, xaropes, licor, pratos salgados.
- queimaduras: decocção de 10 g de sementes por 15 min. Lavar as queimaduras.
- inflamação de garganta: frutos com pele e sementes e água açucarada, cozinha-se e coa-se. Conservar em vidro. Usar uma colher em um pouco d´água morna para fazer gargarejo.
- diarreia: marmelada.
Marmelada feita em Marmelópolis, cidade que não tem esse nome por acaso. O marmelo movimenta parte da economia desse município do Sul de Minas. Fotografia de Jair Antônio Oliveira 

História
Brasil

Acredita-se que os primeiros marmeleiros plantados no Brasil tenham sido trazidos por Martim Afonso de Sousa na sua viagem de 1530. Os marmeleiros teriam se habituado muito bem ao clima da Capitania de São Vicente, principalmente a Serra da Mantiqueira, onde teria se tornado uma cultura subespontânea. No século XX, chegou a ser uma cultura importante, principalmente na década de 1930, quando a marmelada chegou a ser o doce industrializado mais consumido no País.Atualmente a capital do Doce de Marmelo tradicional é em São João do Paraíso (Minas Gerais).

Economia do marmelo
Brasil

No Brasil existe atualmente produção de marmelo nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Bahia, São Paulo e Espírito Santo. Mas apesar dessa relativa difusão geográfica apenas a produção mineira é comercialmente importante. As suas maiores plantações ficam nas comunidades do São João do Paraíso (Minas Gerais), Paus Preto e Argola, sendo que elas, juntas, correspondem à maior parte da produção do município. A produção de marmelo já foi bastante concentrada nas cidades mineiras de Delfim Moreira e Marmelópolis, no alto da Serra da Mantiqueira. O processo de produção de marmelo é quase toda artesanal.

Descrição botânica
É uma planta de porte médio (3 a 6 metros), de folhas oblongas e caducas, de sistema radicular superficial e fasciculado, com tronco tortuoso e copa arredondada. É uma árvore melífera, com flores alvas ou róseas. Os frutos são, normalmente, amarelos quando maduros, grandes, bastante aromáticos e adstringentes.

Cultivo e reprodução

O marmeleiro requer menos horas de frio do que a macieira e a pereira, por isso, no Brasil, esta planta pode ser cultivada deste o Rio Grande do Sul até Minas Gerais. O marmeleiro pode ser propagado vegetativamente por estaquia, mergulhia (de cepa ou em sulcos) e por enxertia (borbulhia ou garfagem) sobre porta-enxertos produzidos vegetativamente.
Marmelo ainda no pé em Marmelópolis MG. Fotografia de Jair Antônio Oliveira

Como consumir?
Você pode consumir o fruto de diversas formas. Para isso, quando estiver maduro, descasque e corte na vertical em duas metades de forma que seja possível retirar seus caroços. Corte então as duas metades em pequenos pedaços. Você pode cozinhar, assar, ensopar ou usar de outras formas em preparo de alimentos, pois não se desfaz. O consumo ao natural, ainda cru, no entanto, deve ser evitado.

Esse alimento é muito usado ainda em compotas, gelatinas e conservas. As sementes, quando trituradas, podem ser usadas para fazer um chá que possui ação purgativa. As flores da árvore marmeleiro podem ser usadas ainda na decoração de pratos e saladas, pois também é comestível.


Fontes: Wikipedia, Dicas de Saúde e Plantas que curam, 

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores