Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Casas Ecológicas: O Que São e Como São Feitas

Ultimamente, medidas estão sendo tomadas para evitar impactos ambientais. Junto com essas medidas, surgiram as eco casas, ou seja, as casas ecológicas, que não são muito comuns aqui no Brasil.

Este tipo de habitações está crescendo cada vez mais com o povo, criando a consciência da importância da sustentabilidade para o planeta.

Você já deve ter ouvido muito falar em casas ecológicas, eco casas, casas verdes, casas sustentáveis e termos semelhantes. Pois é, todos esses termos se referem à casa ecológica.

Mas, o que realmente são as casas ecológicas? Ouvimos tanto falar e ninguém verdadeiramente para pra explicar o que são estas casas. Vamos explicar para você!

As casas ecológicas são produzidas a partir de todo e qualquer material orgânico, o mais comum ainda é a madeira, mas existem diversos outros materiais.

De forma resumida, as casas ecológicas podem ser definidas como casas econômicas, produzidas a partir de materiais recicláveis e que não geram impactos negativos ao meio ambiente.

Depois de sabermos o conceito das casas ecológicas, você deve ter se perguntado como estas casas podem ser feitas. Simples! Iremos explicar como são feitas as casas ecológicas.

As casas ecológicas são construídas a partir de materiais encontrados na natureza, materiais como madeira, bambu, barro, tijolo ecológico, ou seja, todo e qualquer tipo de material que seja reciclável e não prejudique a natureza.

As casas ecológicas são feitas de sistemas que ajudam na economia da casa reaproveitando tudo que a natureza nos ofereça.

Possuem sistemas de captação solar, energia térmica. Instalam uma placa solar no teto e isto servirá como aquecedor de água do chuveiro e outros sistemas de aquecimento para a casa.

Têm sistemas que captam água da chuva; a água da chuva ao invés de simplesmente cair no telhado, ela é armazenada em uma cisterna e serve para lavar a louça, lavar roupa, para água do vaso sanitário, para fazer faxinas e outras funções.

Possuem sistema de saneamento inteligente; toda água que seria jogada fora, como a água do chuveiro, louça e roupas, são enviadas para um local onde são tratadas, e assim poderá ser reaproveitada para outras funções úteis,ao invés de simplesmente irem para o esgoto.

Sem falar que as casas ecológicas possuem tanques de geração de biogás. Todo material orgânico ao invés de ser jogado fora, é jogado em um tanque, onde ocorrerá a fermentação do mesmo e a geração do gás metano, assim, gerando gás de cozinha para a casa ecológica.

A casa ecológica será feita com base em todas as suas tecnologias aplicáveis. Tudo será projetado de acordo com o que, onde e para que iremos instalar tal equipamento.

Devem ser feitas com energia limpa e com o intuito de serem auto-sustentáveis. A bioconstrução entrará nesta hora, pois ela é encarregada de encontrar harmonia entre a tecnologia, estética e funcionalidade da casa.

O objetivos das casas verdes são satisfazer as necessidades do homem, junto com condições que não venham agredir ao meio ambiente.

Fonte:http://www.casaprefabricada.org/casas-ecologicas-o-que-sao-e-como-sao-feitas

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores