Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 27 de novembro de 2016

Branco, amarelo, rosa, roxo, vermelho. Conheça as espécies existentes de JAMBO

Existem 5 variedades de Jambo bem difundida, são elas, o branco aqui descrito, o amarelo, o rosa, o vermelho e o roxo (conhecido também como Jamelão e de tamanho pequeno).

O Jambo a muito tempo é utilizado por diversos povos não só como alimento mas como remédio. Dele podemos aproveitar as flores, as folhas, as raízes e o fruto cada qual com sua receita, sua propriedade e seu uso específico.

Na cultura popular é comum usarem as flores como laxativo as raízes para problemas de diabetes, pulmões e etc… suas cascas servem no preparo de pomadas que aliviam queimaduras.
Na decocção das folhas queimadas e ai vale salientar o que já descrevi diversas vezes a respeito das ervas, que existem horas para colher uma mesma erva para cada tipo de providencia inclusive o uso da erva verde, seca ou queimada.

Uma mesma planta e nisso envolve o seu todo por completo pode servir como remédio ou como veneno dependendo da mistura, da colheita (hora) e da parte utilizada além da quantidade.

O Jambo Branco (Syzygium aqueum) ou dos Anjos é utilizado na mística principalmente pelo seu poder real de rejuvenescimento e tratamento no fortalecimento do sistema imunológico humano e de animais. Mas é na limpeza aural que ele é entendido dentro dessa cultura, disso seu nome popular “dos Anjos” por retirar das pessoas as cargas negativas.

É uma planta bela e de certa forma um pouco rara entre nós brasileiros. De origem Asiática segundo estudos foi disseminado por vários continentes como África e América do Sul se adaptando muito bem.

Em solo africano além do nome usual de Jambo/Jambolão, encontrei outros a seguir:Bundu Amakumbu – fruto milagroso (Kikongo),Umuti Vuka – Droga que levanta (Zulu) (Fonte: Planeta Vegetal)

O Jambo Amarelo - Syzygium jambos
Origem : Sudeste Asiático
Descrição : O jambo, é o fruto de uma espécie de Jambeiro, Syzygium jambos. Pertence ao gênero Syzygium e à família Myrtaceae, que inclui também a goiaba, a pitanga, o jamelão, a jabuticaba e o eucalipto. São frutos piriformes (em forma de pêra), com casca lisa e cerosa, rosada, esbranquiçada, amarela ou laranja-amarelada, polpa consistente e branca, e uma ou mais sementes de formato esférico no seu interior. É também conhecido como jambo-amarelo ou jambo-amarelado.

Há três espécies principais de Syzygium cujos frutos são conhecidos como jambo, todas nativas do continente asiático:

S. malaccense: Jambo-vermelho, com frutos vermelhos, adocicados e levemente ácidos;
S. jambos: Jambo-rosa, com frutos esbranquiçados, de sabor fraco;

O jambo é uma boa fonte de ferro, proteínas e outros minerais. Os frutos apresentam 28,2% de umidade, 0,7% de proteína, 19,7% de carboidratos, contendo entre eles vitaminas como A (beta caroteno), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), minerais como, ferro e fósforo. Em 100g de polpa, tem 50 calorias.

3 comentários:

  1. Tenho uma curiosidade na origem do jambo, ele é nativo do Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz na matéria, temos 5 espécies de Jambo e essa fruta foi introduzida no Brasil. Não é de origem brasileira e sim Asiática.

      Excluir
  2. Minha infância, até a adolescência foram regadas às frutas JAMBO! Amo de paixã. Hoje em dia não vejo mais. Que pena!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores