Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 23 de outubro de 2016

Ipê rosa choque em Bom Despacho MG

É o mesmo Ipê Rosa que conhecemos, Handroanthus impetiginosus. 

O tom diferente das cores desse ipê são explicados por dois motivos. O primeiro é a espécie. Dependendo da origem da árvore pode ser mais clara ou escura. O segundo fator é o nível de acidez do solo.

O Ipê Rosa é uma árvore brasileira de crescimento bem rápido em regiões livres de geadas (em dois anos ela atinge 3,5 metros), pode atingir até 35 m. O Handroanthus impetiginosus é originário da Bacia do Paraná, conhecido também por piúva. Floresce abundantemente de Junho a Agosto, e prefere climas mais quentes, porém num Inverno seco e ameno, ela oferece também uma linda florada no começo da Primavera. Ideal para áreas isoladas, ou paisagismo de grandes avenidas.
O Ipê Rosa prefere solos férteis e bem drenados. É largamente empregada no paisagismo em geral por apresentar belíssimas inflorescências de cor rosa. É uma espécie recomendada para recuperação de ecossistemas degradados, sendo considerada promissora para revegetação de áreas contaminadas com metais pesados.

Colorido ajuda na sobrevivência
O que parece artifício para embelezar a cidade, na verdade é uma estratégia de sobrevivência. Os ipês floressem para chamar a atenção de polinizadores e, assim, produzirem mais frutos e mais sementes, e consequentemente perpetuar a espécie.

Os ipês são árvores caducas, que perdem as folhas. Quando isso acontece, investem na florada. O grande número de flores é para garantir que muitas delas sejam polinizadas por pássaros e, principalmente, insetos.

Utilidades
A sua madeira é preciosa e por isso muito cobiçada e por pouco não foi extinta no Brasil. 

É uma espécie conspícua e famosa com uma história longa do uso humano, usada como medicamento, e é utilizada na medicina alternativa. 

O ipê contem potássio, cálcio, ferro, bário, estrôncio e iodo. Contem também um potente antibiótico. Possuindo vários nomes populares, ipê-comum, ipê-reto, ipê-rosa, ipê-roxo da mata, pau d'arco-roxo, etc. 

A floração ocorre de junho a setembro e a polinização é realizada por abelhas e pássaros. Os frutos medem até 50 cm, são pretos, secos e deiscentes, do tipo síliqua. A dispersão é realizada através do vento, as sementes medem de 2,5 a 3 cm de comprimento e são aladas.

Fotografias de Wilson Fortunato

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores