Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Conheça o Jacarandá e suas espécies


Fotografia de Júlio F.Andrade
Jacarandá é um gênero botânico pertencente à família Bignoniaceae, encontrado na América intertropical e subtropical e em quase todas as regiões de clima temperado. 
Detalhes das flores do Jacarandá Mimoso. Fotografia de Sid Xavier Este gênero apresenta cerca de 100 espécies, incluindo:
Essa espécie de jacarandá é conhecida por Caroba (Jacaranda Cuspidifolia). É mais comum e nativo do Cerrado Mineiro. A única espécie de jacarandá, natural de Minas Gerais.. Foi muito usada para fazer carvão até recentemente. Hoje, como toda espécie de jacarandá, é protegida. Fotografia de Arnaldo Silva em Bom Despacho MG
(Rua no Zimbabwe (África) com jacarandás floridos. A África exportou várias mudas para seus países e lá enfeitam ruas, avenidas e parques, bem como Japão, Itália, Portugal, etc. Na sua origem, o Brasil, é raro vermos avenidas, ruas, praças assim, com jacarandás.)No Brasil, o Jacarandá foi muito extraído, principalmente em Minas Gerais e no extremo-sul da Bahia e vendido muitas vezes a exportadores, que normalmente realizavam a compra da madeira e a exportavam do litoral do sudeste brasileiro. Diz-se que castelos Italianos foram construídos com Jacarandá brasileiro que na época, principalmente na primeira metade do século XX, eram comercializados sem muito valor agregado e especulados no exterior.
O jacarandá também decora casas de todo o Brasil. Dos milhares de árvores existentes, as madeiras destruíram quase todas, para fazer móveis, portas, janelas, assoalhos, pisos para carros de luxo. Sem conta a exploração das carvoeiras, que eram abundantes em décadas passadas. 
Essas práticas, de desmatar para formar pastos, retirar madeira e queimar nos fornos das carvoeiras, reduziram os jacarandás em proporções imensas. Conta-se nos dedos os jacarandás, da espécie Mimosoafolia existentes nas matas.
Agora estamos trabalhando e lutando para plantar jacarandás Mimosoefolia nos centros urbanos e também nas matas locais.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores