Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Conheça a Baunilha, uma linda orquídea. Isso mesmo, a Baunilha é uma orquídea. Aprenda a fazer o Extrato de Baunilha.

As orquídeas do gênero Vanilla têm nome popular de baunilha. E, por incrível que pareça, as flores não são o seu principal atrativo, mas as vagens dos seus frutos. Eles são responsáveis pelas favas de baunilha, largamente utilizadas na culinária, aromatizando cremes, sorvetes, bolos e tortas.
Afora isso, este aroma também é aproveitado na confecção de perfumes, cosméticos e produtos de higiene pessoal. Dizem ainda que ele tem propriedades afrodisíacas.
Natural da América Central, a baunilha se espalhou por ambientes úmidos de todo o continente. No Brasil, várias espécies crescem no litoral e em regiões de Mata Atlântica. As espécies comerciais mais importantes são a Vanilla planifolia , a Vanilla pompona, a Vanilla trigonocarpa e a Vanilla tahitensis. Outra é a Vanilla edwalli, originária do Brasil e da América Central. Uma das mais usadas para a produção de extrato é a Vanilla planifolia. A que vê nas fotos.
Qualquer orquídea do gênero Vanilla é uma baunilha – mas a parte utilizada para dar sabor e aroma aos alimentos são os grãos da vagem da planta. Esses frutos verdes não têm cheiro nem gosto – é preciso, primeiro, deixá-los secar numa estufa ou ao sol. Durante a secagem, ocorre um processo de fermentação natural: a ação de enzimas faz com que os frutos fiquem pretos e com seu perfume concentrado.

Para retirar o extrato de baunilha, esmaga-se a vagem seca, que depois é submergida em álcool. Veja se faz extrato de baunilha caseiro
Ingredientes
5 favas de baunilha
500 ml. de vodka
2 colheres (sopa) de açúcar (opcional)

Modo de fazer
Corte as favas de baunilha ao meio e raspe as sementes. Reserve.
Em uma garrafa de vidro com capacidade de 500 ml. coloque as favas,a vodka e o açúcar(opcional).
Chacoalhe e guarde em um local bem escuro e quentinho por dois meses.

O extrato de baunilha que temos nos supermercados não são naturais, tem de tudo, menos baunilha. São obtidos em laboratório usando como matéria prima substância presente na madeira dos pinheiros e adição de produtos químicos para que dê uma aparência e sabor semelhante ao extrato natural. 

Fonte de consulta: Mundo Estranho e G1
Fonte da Receita:http://www.pilotandofogao.com.br/extrato-de-baunilha-caseiro/#.WA4J7uUrIdU

7 comentários:

  1. Obrigada pela orientação,ñ sabia nada sobre o assunto.Hoje vou dormir mais sabia 👀👂😘

    ResponderExcluir
  2. Onde consigo uma muda dessa orquidea vanilla?

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma mas nunca deu flores, o que faço?

    ResponderExcluir
  4. É obrigatório o uso de álcool? Não há outro solvente natural para obter o extrato? Sou dependente de álcool em recuperação mas adora baunilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LUIZ ALBERTO, VOCÊ PODE FAZER BAUNILHA EM PÓ. 1 FAVA DE BAUNILHA(somente a baga, você raspa as semente e use separadamente) E DUAS COLHERES DE TRIGO SARRACENO. TRITURA NO LIQUIDIFICADOR OU TRITURADOR, GUARDAR EM UM POTE HERMÉTICO, GUARDAR NO FREEZER POR ATÉ 3 MESES. O TRIGO SARRACENO VOCÊ ENCONTRA EM COMÉRCIO DE PRODUTOS NATURAIS.

      Excluir
  5. Gratidão por compartilhar estas informações , Namaste!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores