Quem sou eu

Minha foto

Sou Fotógrafo Profissional, Sertanista e atualmente trabalho com fotografia de Eventos Sociais em SP.

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Bolo Azul de Jenipapo. Não tem corantes, cor natural.


Bolo azul de jenipapo sem corante: o segredo para a cor é usar o suco do fruto ainda verde no preparo da receita

Ingredientes 
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
2 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga
1 jenipapo médio ainda verde
1 colher (sobremesa) de fermento químico
3 colheres (sopa) de uvas passas
1 pitada de canela
1/2 xícara da água


Como preparar
Bata em uma batedeira o açúcar e a manteiga derretida, acrescente as gemas e bata novamente. Adicione o suco do jenipapo (bata o jenipapo sem semente e casca no liquidificador com a água) e mexa até que a massa fique homogenia. Junte lentamente a farinha peneirada e o fermento, mexa ate que a massa fique lisa. Separadamente bata as claras em neve e despeje a massa por cima. Misture a massa e acrescente as uvas passas e a canela, misture novamente ate que a massa fique homogenia. Coloque em uma forma (com furo) com 30 cm de diâmetro untada com manteiga e farinha. Asse a massa em forno a 180°C durante 35 minutos.
Bolo azul de jenipapo sem corante: o segredo para a cor é usar o suco do fruto ainda verde no preparo da receita

Jenipapo
- Pra quem não conhece, em tupi-guarani, significa "fruta que mancha ou de fazer tintura, fruta que serve para pintar". Os índios usavam o suco da fruta para pintar o corpo.
Rico em ferro, cálcio, hidratos de carbono, calorias, gorduras, água, e às vitaminas B1, B2, B5 e C.
- É um fruto comestível ao natural e empregado no preparo de compota, doce cristalizado, refresco, suco, polpa, xarope, licor, vinho, álcool, vinagre e aguardente. A jenipapada é um doce feito de jenipapo cortado em pedacinhos e misturado ao açúcar, sem ir ao fogo. Pode servido passado na frigideira com manteiga e depois adoçado com bastante açúcar e canela.
- O suco do Jenipapo também é usado para controle de plaquetas do sangue em pacientes que fazem quimioterapia e/ou radfioterapia, mostrando ser eficaz.
- Quando verde, de cor cinzenta e pele áspera, fornece um suco de cor azulada muito utilizado como corante para tintura em tecidos, artefatos de cerâmica e tatuagem


Curiosidades:
* O suposto poder afrodisíaco do jenipapo também foi explorado na novela “O bem amado”, onde o personagem Odorico Paraguaçu agraciava às irmãs Cajazeiras. Segundo lendas do folclore brasileiro, "para as doenças do baço, nada como colocar o pé no tronco do jenipapo". E há os que temem a proximidade do jenipapeiro, acreditando que a árvore guarda fantasmas que impedem o crescimento do gado.

Fonte da Receita, informações e fotos: http://www.cozinhadadi.com/2012/05/bolo-de-jenipapo-azul.html

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Conheça o projeto EcoVida

Postagens populares

Seguidores